O balanço patrimonial é um dos documentos mais importantes para uma gestão eficiente, capaz de mostrar, de forma detalhada, a situação financeira da empresa.
É preciso levar em conta, em conta tudo aquilo que a compõe, como por exemplo:
ATIVOS – como máquinas, equipamentos, receitas, bens, direitos e recursos de um negócio;
PASSIVOS – abrange despesas, obrigações e dívidas de uma empresa; e o patrimônio líquido.
Por meio do balanço patrimonial, portanto, é possível ver se a empresa está tendo um resultado positivo (lucro) ou negativo (prejuízo) durante determinado período, obter indicadores de desempenho, e orientar a tomada de decisões.
Dentro do escopo de informações decisivas que podem ser extraídas de um balanço patrimonial, existem diversos índices que possuem escopos variados, e oferecem panoramas completos sobre situações específicas da empresa.
Tais indicadores são separados entre indicadores de liquidez, operacionais, financeiros, custo de capital e valorização da empresa.
Os índices de liquidez avaliam a facilidade e viabilidade de uma empresa adimplir suas obrigações. São essenciais para os gestores e também para investidores, bancos, fornecedores, etc.
VEJA ABAIXO CADA UM DELES:
*Liquidez Corrente = ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTEATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE
*Liquidez Seca = (ATIVO CIRCULANTE – ESTOQUES) PASSIVO CIRCULANTE (ATIVO CIRCULANTE – ESTOQUES) PASSIVO CIRCULANTE
*Liquidez Imediata = DISPONÍVEL PASSIVO CIRCULANTEDISPONÍVEL PASSIVO CIRCULANTE
*Liquidez Geral = (ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO) (PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO)
Para a análise precisa e correta da liquidez de uma empresa, é necessário o estudo dos 4 índices de forma concomitante e comparativa.
Os índices operacionais permitem a análise da atividade operacional da companhia, analisando o prazo de pagamentos das compras, prazo de recebimento de vendas, prazos de rotação dos estoques, e a idade média dos estoques.
* Prazo Médio de Pagamento (PMP) = Fornecedores * 360
* Prazo Médio de Cobrança (PMC) = (Duplicatas a receber) (Média de vendas por dia)(Duplicatas a receber) (Média de vendas por dia)
*Rotação dos Estoques (RE) = VENDASMÉDIA DO ESTOQUE VENDASMÉDIA DO ESTOQUE ou CMV MÉDIA DO ESTOQUECMV MÉDIA DO ESTOQUE
*Idade Média dos Estoques (IME) = (ESTOQUE MÉDIO CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA)∗360ESTOQUE MÉDIO CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA)∗36
INDICADORES FINANCEIROS:
Relacionam lucro líquido, receita líquida de vendas e o capital de terceiros na empresa. São os mais comumente exigidos por bancos e investidores, visto que apontam claramente como está a saúde financeira da empresa.
Margem Líquida(ML) = (LUCRO LÍQUIDO APÓS OS IMPOSTOS RECEITA TOTAL ) ∗100LUCRO LÍQUIDO APÓS OS IMPOSTOS RECEITA TOTAL ∗100
Retorno sobre Ativos (ROA) = (LUCRO LÍQUIDO ATIVO TOTAL)∗100LUCRO LÍQUIDO ATIVO TOTAL∗100
Retorno sobre Investimento (ROI) = (Valor Arrecadado –Custo do Investimento)Custo do Investimento∗100Valor Arrecadado – Custo do Investimento Custo do Investimento∗100
Retorno sobre Patrimônio Líquido(ROE) = (Lucro Líquido Patrimônio Líquido) ∗100Lucro Líquido Patrimônio Líquido∗100
Grau de Alavancagem Financeira (GAF) = Retorno Sobre Patrimônio Líquido Retorno Sobre Ativos Retorno Sobre Patrimônio Líquido Retorno Sobre Ativos
Indicadores de Custo de Capital apontam qual é o custo de parte de suas operações, seu patrimônio líquido e quanto terceiros lhe custam.
Através desses medidores é possível constatar como a empresa poderá se comportar caso receba capital de terceiros, e até mesmo a viabilidade de suas operações. Seu processo de cálculo e formulação é extensivo e complexo, posto que considera riscos numéricos de mercado e empresa, beta das quotas, juros, e assim por diante.
Indicadores de Valorização da Empresa são os mais importantes para o valuation (avaliação da empresa), e normalmente os mais requisitados por investidores de alto calibre, devido a facilidade de demonstrar lucro e valor geral de rentabilidade comparado com o valor investido. Nesse caso se usam dois indicadores:
Lucro estimado antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) = Lucro operacional líquido + depreciações + amortizações
Valor Econômico Agregado (EVA) = Lucro Operacional – (Custo de Oportunidade do Capital Total x Capital Total)
Bem como o balanço patrimonial, existem 5 outras demonstrações financeiras:
- Fluxo de Caixa
- Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados
- Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
- Demonstração do Valor Adicionado
- Notas explicativas
VRS Contábil, SOLUÇÕES PARA SUA EMPRESA.
FONTE: https://www.whow.com.br/eficiencia/qual-a-importancia-do-balanco-patrimonial-para-uma-empresa/ e https://saovicentecontabilidade.com.br/analise-de-balanco-18-indices-e-indicadores-fundamentais/