É importante que os documentos contábeis estejam organizados.
A contabilidade é um pilar fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, de modo a garantir a precisão nas operações contábeis e fiscais.
Separe os documento de maneira organizada, para que a contabilidade possa analisa-los e fazer os devidos lançamentos e processos da sua empresa.
Saiba agora quais os 10 principais documentos que você deve enviar:
1. Guia de Recolhimento:
Comprovantes de pagamento de impostos e contribuições, como INSS, FGTS e Contribuição Sindical, são fundamentais para comprovar o cumprimento das obrigações tributárias.
2. Comprovantes de Pagamento de Impostos:
São documentos como DAS, DARF e GARE, sendo essenciais para a contabilidade, pois demonstram o pagamento de impostos federais e estaduais.
3. Notas Fiscais Emitidas e Recebidas:
Sempre que emitidas pelo seu estabelecimento, ou recebidas dos fornecedores é de extrema importância mandar para contabilidade, tanto as notas de compra quanto as de venda, juntamente com comprovantes de despesas e receitas.
4. Extratos Bancários e Financeiros:
Um ponto tão importante quanto os demais, são extratos de contas bancárias, aplicações financeiras, cartões de crédito, empréstimos e descontos de duplicatas, lembre-se envia-los, faz toda a diferença.
5. Recibos de Pagamento a Funcionários:
Mande para seu contador todas as documentações que envolvam a questão de salários, pró-labore, férias, vale transporte e atestados médicos, sendo essenciais para a folha de pagamento, e principalmente para que você não tenha problemas futuros.
6. Notas Fiscais de Serviços Contratados:
Não esqueça principalmente as documentações que comprovam os custos e despesas operacionais relacionados aos serviços adquiridos pela empresa.
7. Arquivos Eletrônicos Relacionados a Impostos e Vendas:
É fundamental inclui arquivos da Nota Fiscal Paulista, Redução Z, SPED Fiscal e XMLs de notas fiscais eletrônicas.
8. Recibos e Contratos Diversos:
Os que englobam aluguéis, honorários profissionais, contratos de serviços e outras despesas fixas e variáveis.
9. Controle de Estoque:
Tenha a documentação detalhada sobre a movimentação de produtos, essencial para o controle de custos e inventário.
10. Movimentação de Autônomos e Outros Colaboradores:
Não esqueça de recibos e documentação de pagamento para freelancers, autônomos e outros profissionais não efetivos.
Enviar esses documentos ao contador não apenas garante a conformidade com as obrigações fiscais e tributárias, mas também proporciona uma visão clara e atualizada da saúde financeira da sua empresa.
Busque profissionais confiáveis e que tenham uma abordagem proativa, com isso podemos garantir que estejam sempre preparados para enfrentar os desafios diários que possam surgir.
A VRS conta com um time de especialistas prontos para te auxiliar a elaborar um bom planejamento financeiro e tributário para levar você e sua empresa aso sucesso.
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